Gerência de Habilitação de Atividades (GERHAT) analisou mais de 850 solicitações
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Eficiência (SEFIC), concluiu 80% dos processos de trabalhadores ambulantes em 2025. No total, a Gerência de Habilitação de Atividades (GERHAT) recebeu 1.069 processos e solucionou 854 solicitações. Outros 215 em fase de entrega de documentos ou adequações por parte dos solicitantes.
Ao longo de 2025, a gerência promoveu a apresentação do Novo Código de Posturas, focando em equipamentos fixos, ambulantes e fiscalização, em parceria com a Gerência de Fiscalização de Atividades Econômicas. Outro destaque foi a realização de um Seminário com o lançamento da Cartilha da Atividade do Ambulante, voltado à orientação e regularização dos permissionários sobre a legislação vigente.
O secretário municipal de Eficiência, Fernando Peternella, destaca que a gestão tem como objetivo reduzir o tempo de resposta ao cidadão. “A determinação do prefeito Sandro Mabel é modernizar os processos para que o trabalhador não fique preso à burocracia. Os números de 2025 mostram que estamos avançando, com ações baseadas na orientação e no diálogo, e não apenas na punição. Uma gestão eficiente é aquela que prepara o cidadão para atuar de forma regular”, afirmou.
Grande parte da demanda esteve relacionada à regularização e à continuidade de atividades econômicas já existentes, com a análise de 564 processos de renovação de autorizações e permissões, assegurando segurança jurídica aos trabalhadores que já atuam na capital. Além disso, foram emitidas 173 autorizações provisórias para ambulantes e realizados 117 cadastros de novos equipamentos fixos, contribuindo para a organização da atividade nas diferentes regiões da cidade.
A Secretaria Municipal de Eficiência segue prestando suporte técnico aos trabalhadores, com foco na organização da atividade e na redução de prazos, para que o balanço de 2026 apresente avanços ainda mais consistentes.
Fotos: Divulgação/Sefic
Legenda: Gerência promoveu a apresentação do Novo Código de Posturas, focando em equipamentos fixos, ambulantes e fiscalização
Secretaria Municipal de Eficiência (SEFIC) – Prefeitura de Goiânia